Relatório traz resultados de anúncios móveis durante o último trimestre de 2013

Anunciantes registraram mais tráfego em smartphones e tablets do que desktops

Com o início do ano, a Opera Mediaworks lançou uma análise de anúncios móveis durante o último trimestre de 2013, revelando mais um ano de crescimento para a indústria. A companhia descobriu que nos três dias do Natal (24, 25 e 26 de dezembro), o número de smartphones cresceu 13% nos EUA e 22% na Europa, demonstrando as vendas fortes desses dispositivos durante as férias do final de ano.

O relatório também constatou um aumento significativo de tráfego global de anúncios, comparado com o ano anterior, alcançando 425 milhões de consumidores e mais de 60 bilhões de impressões por mês.

  • Receitas do iOS positivas, mas Android representa maioria do tráfego de anúncios móveis para celulares.
    Os dispositivos iOS capturaram 56% das receitas. Mas, comparando o tráfego do iPhone e do Android, a Android registrou a maior participação com praticamente 36%, comparado com 28,7% do iPhone.
  • Mercado brasileiro de anúncios móveis sobe no ranking; audiência é diferenciada por tipo de dispositivo e comportamento.
    Antes mesmo da Copa do Mundo de 2014, a audiência móvel no Brasil atingiu um tamanho comparável com o de outros mercados significantes, como Canadá, México e Austrália. Hoje, o Brasil é o 7º maior mercado, com o Android predominando (47,6% comparado com 14,9% para iOS). Os brasileiros utilizam muito as redes sociais, com 40% do tráfego gerado por sites e aplicativos Sociais.
  • Os sites de aplicativos de redes sociais são mais populares.
    O maior volume de tráfego foi gerado pelos serviços de redes sociais, com 34,25% do todo o tráfego global. Em segundo lugar é a categoria Música, Vídeo e Mídia, com 17,7% do tráfego; essa categoria foi a campeã de receitas (20,6%) com o consumo de música e vídeos aumentando cada vez mais através dos celulares. Os sites e aplicativos de Artes & Entretenimento capturaram 18,2% das receitas.
  • Número de anúncios para filmes e eventos de entretenimento aumentou no Natal.
    Muitos consumidores estavam recebendo mais anúncios para produtos e possíveis presentes durante as semanas que antecederam as férias de Natal, mas durante a semana de Natal os anúncios de entretenimento tomaram a frente. Praticamente 1 em 3 anúncios era de filmes ou eventos de música e entretenimento durante o período de férias. Essa categoria era seguida por Comida & Bebida, com 17% dos anúncios representando produtos e serviços dessa categoria.

“2013 foi um ano muito bom para o setor de anúncios móveis. Nas agências, as campanhas móveis deixaram de ser o segundo plano e substituíram os banners tediosos. Muitos anunciantes registraram mais tráfego de smartphones e tablets do que desktops, e alguns ganharam mais dinheiro com os anúncios móveis, comparado com desktops”, disse Mahi de Silva, CEO, Opera Mediaworks. “Com o número de novos dispositivos crescendo 13% apenas nos EUA, esse crescimento deve continuar em 2014.  Estamos prevendo que o investimento global em anúncios móveis deve representar até 20% de todos os anúncios digitais em 2014.”

Para ler a versão completa do Relatório de Publicidade Móvel – Q4 2013, visite: http://operamediaworks.com/insights.

Deixe uma resposta