Qual o maior motivo de insucesso no e-commerce!

Trabalho diariamente atendendo proprietários de lojas virtuais e também interessados terem suas lojas virtuais.  Converso com o mais variado público, homens, mulheres, jovens e com mais experiência. Pessoas de todo o país, do sul ao norte, e olha que o Brasil é grande.

Como já faço isso a vários anos, tenho certa experiência para identificar rapidamente, pelo tipo das perguntas, pelo linguajar o perfil do cliente, ou do futuro empreendedor.

Já a alguns anos eu inseri no site da Loja Mestre, vários artigos e dicas sobre como trabalhar uma loja virtual, sobre como iniciar uma loja virtual. Damos até no nosso site e até mesmo aqui neste Blog uma enfase grande nestes pontos.

E já respondendo a pergunta do título deste blog. O maior motivo do insucesso de um e-commerce é a falta de planejamento sério e adequado. E muitas vezes até a falta total de planejamento.

O que é um planejamento básico para iniciar uma loja virtual? Muito simples:

1) Defina seu produto

2) Levante seus custos

3) Analise o mercado e seus concorrentes, compare preços

4) Faça um planejamento financeiro

5) Inclua os custos de divulgação

6) Tenha uma previsão financeira de pelo menos 6 meses

7) Seja acima de tudo realista. Não seja otimista demais.

Isso é o básico do básico. Isso você faz em um dia. Não lhe custará nada e poderá evitar prejuízos e perca de tempo.

 

Felizmente como temos focado bastante em nossa empresa em cima destes pontos, de planejamento, organização temos tido ótimos resultados na taxa de cancelamentos, pois nossos clientes tem conseguido ter sucesso com suas lojas.

Mas sempre ocorrem os casos de abertura de loja e abandono justamente pela falta de planejamento. E digo claramente, não ter dinheiro para pagar a mensalidade da loja virtual (que absolutamente não é cara) é falta de planejamento. É como comprar um carro e não ter dinheiro para a gasolina.

Vou citar um caso que ocorreu recentemente. Um ex-cliente contratou uma loja virtual de R$ 90,00 por mês. Ele cadastrou 40 produtos, e divulgou para amigos o site, divulgou no seu facebook que agora tinha uma loja virtual e só. Na média tinha 10 visitas por dia.  Quando o cliente recebeu o boleto da quarta mensalidade veio nos questionar que não tinha sucesso na loja e já não tinha mais interesse na loja virtual, porque ela não dava lucro.

Fiz algumas perguntas ao cliente sobre o cenário dele, layout, preços, divulgação, quantidade de visitas. E partes das respostas eu já citei  acima. Enfim,  investimentos em divulgação ZERO.  Perguntei então qual o planejamento foi feito, já sabendo a resposta.

Esse é um caso simples dos motivos de insucesso com a loja virtual.  Se você que está lendo esse post, e quer abrir uma loja virtual, tenha em mente que hoje em dia para se ter sucesso com uma loja virtual, você terá que trabalhar muito e SIM terá que investir principalmente em divulgação. E isso tudo deve constar em um planejamento.