Overdelivery no E-commerce

Overdelivery no E-commerce

Para quem não conhece de overdelivery, afirmo que ele não é novo, só tem um nome de moda, digamos que sofreu um update.
Bom o conceito em si, muitos administradores já devem conhecer e talvez até aplicar em seus negócios. Basicamente se trata de entregar algo a mais. Surpreender o cliente. Dar ao cliente algo além do que ele espera.

No e-commerce é possível aplicar o overdelivery? Claro que é possível e traz excelentes resultados. Basta criatividade para aplicar um overdelivery com custo baixíssimo e trazer resultados. Overdelivery é uma técnica marketing, não se esqueça disso.

Vou citar alguns casos de overdelivery simples que exemplificam bem a técnica. Mesmo que os lojistas o façam sem saber que se trata de um overdelivry.

Case 1:
Temos um cliente que vende ceroulas, roupas de baixo e outros (www.ceroula.com.br). Quando meu filho era menor, nós sempre comprávamos as famosas malhas lion que são ótimas (Curitiba é frio…). A quase todo pedido que fazíamos a lojista sempre nos enviava algum mimo extra ou escrevia um cartão a mão agradecendo a compra.
O que custa escrever um cartão a mão? Nada. Mas o cliente que recebe, percebe o trabalho e a preocupação que o seu pedido teve. Isso faz o cliente se sentir importante.

Case 2:
Temos um cliente que vende equipamentos de aúdio e iluminação para festas (www.laserdj.com.br) Me recordo que este cliente me contou que pedidos acima de X ele enviava um fone de ouvido desses grandes que estão na moda para os clientes.
Imaginem o cliente recebendo seu produto que comprou e ainda recebendo um produto de ótima qualidade como presente. Não é legal?

Case 3:
Eu sou um apreciador de vinhos e já compre diversas vezes na Wine, que é uma das maiores lojas virtuais de vinho do Brasil. Em todo pedido deles eles enviam junto um corta gotas laminado.

Enfim o conceito de overdelivery não é novo, é surpreender o cliente com algo que ele não esperava.
Muitas vezes não é necessário gastar com isso. Um cartão de agradecimento pela compra, uma ligação após a entrega do pedido agradecendo a compra.
Use a criatividade para surpreender o cliente. Toda ação que surpreenda positivamente o cliente é considerada um overdelivery.

Qual o benefício direto do overdelivery?
Fidelidade do cliente, fixação da marca e divulgação gratuita. Quem não repassa a amigos uma experiência boa que teve?

Algumas idéias / sugestões:
– Enviar amostras grátis de outros produtos;
– Se for o mês de aniversário do cliente, enviar um cartão a mão ao cliente;
– Enviar brindes da empresa, junto produto;
– Entrega antes do prazo prometido, cliente comprou via pac, envie via sedex;
– Se o produto que você vende necessita de uma manutenção, talvez enviar um kit básico de manutenção?

Sinceramente espero poder ajudar os lojistas com algumas ideias.

Por Hildor Schroder