Ouvir as pessoas dá trabalho, mas também é a chave para o sucesso

Você tem o costume de ouvir o que as pessoas que você lidera estão falando? Não somente escutar o que elas dizem, mas de fato processar a mensagem, considerá-la e criar uma opinião a respeito? Essa é uma reclamação comum em qualquer setor, e tenho certeza que você já passou por isso ou conhece alguém que não se sente ouvido.

Depois de alguns anos liderando pessoas entendo o porquê desta ser uma reclamação constante: é difícil ouvir. Sejamos honestos com nós mesmos: é bem mais fácil dizer algo e escutar um “Sim, senhor (a)” em troca.

Ouvir uma pessoa pode fazer com que uma conversa de 30 segundos se transforme em um argumento de 30 minutos. E o risco de ambos saírem infelizes com a conclusão existe. Então por que ouvir as pessoas de fato?

Um argumento bastante simples é: você odeia quando não se sente ouvido. E se desmotiva. Isso faz com que você tenha menos vontade de contribuir e se importe menos com o que acontece no projeto ou na iniciativa que você trabalha. Se você mesmo já reconheceu isso, por que causar essa reação na sua equipe?

O que fazer, então? Concordo que simplesmente dizer que um líder deve ouvir as pessoas é muito vago. Algumas boas práticas são:

1- Reserve tempo para falar com as pessoas
Se você tem uma equipe de dez pessoas, por exemplo, reserve ao menos uma hora por mês por pessoa para conversar com cada um.

Aproveite esse tempo para entender principalmente as motivações individuais, pois isso é essencial para a formação de uma equipe de sucesso. Coloque as pessoas como prioridade.

2- Questione
Não adianta você reservar tempo para conversar com alguém se você só balança a cabeça pra cima e pra baixo para tudo o que a pessoa falou. Em uma hora de conversa, com certeza haverá algo que você não entenderá ou com o qual não concordará. Estabelecer um diálogo faz com que ambas as partes se conheçam e entendam melhor suas motivações. Pergunte.

3- Sente junto a sua equipe
A equipe trabalha junto o dia inteiro e troca informações valiosas sobre o que está acontecendo. Sentando junto a sua equipe, você entende melhor o dia a dia, como as pessoas trabalham e faz com que a relação líder-liderado seja próxima. Aproxime-se das pessoas.

4- Entenda a estratégia da empresa e da sua equipe
Lembra que eu falei sobre as motivações individuais? Elas serão inúmeras, mas você precisa entender as motivações que são alinhadas aos objetivos da sua equipe e da empresa.

Se uma pessoa quer desenvolver suas habilidades de apresentação ao público, talvez faça sentido fazer com que ela apresente aquele relatório importante para o cliente ou faça uma apresentação para a empresa sobre algo que ela fez e teve sucesso. Dê oportunidades.

 

(*) Gabriel Notari é gerente geral do escritório da ThoughtWorks de Porto Alegre

Fonte: http://cio.com.br/carreira/2014/07/01/ouvir-as-pessoas-da-trabalho-mas-e-a-chave-para-o-sucesso/

Deixe uma resposta