Não faça o fácil!

Em tempos de crise, ninguém quer investir milhares de reais em divulgação com medo de não dar resultado e sequer pagar o investimento.
E infelizmente isso tem ocorrido muito e os motivos são vários. Desde investimento em mídias erradas, falta de qualidade nos anúncios e até mesmo falta de preparo para receber os visitantes.
Quando se fala de divulgação para lojas virtuais o básico é: mail marketing, links patrocinados, comparadores de preços e a nova tendência marketplaces. Esse é o básico é a receita de bolo é o que todos fazem, justamente por ser o mais fácil.

E é nesta tecla que quero bater. Todos fazem o fácil! A concorrência está sangrenta nestes pontos de divulgação. Encarrecendo o custo de divulgação e detonando com as margens de lucro. Quem tem uma loja virtual sabe disso.

Então convido você a pensar diferente, sair do tradicional. Ahh mas falar é fácil, fazer é que é o dificil. Sim concordo e por isso vou lhe dar algumas ideias, e peço que você as evolua, que pense no seu negócio, alguma forma de implementar isso:

1) Redes sociais: sério é algo que está sendo muito mal aproveitado no geral. Mas não faça o básico, de postar promoções de seus produtos. Crie grupos, presenteie, fomente discusão sobre seus produtos, poste videos, testes. Crie um interesse em participar e conhecer seu produto, sua empresa. Os clientes irão vir ao natural e você terá uma marca forte e conhecida.

2) Youtube: o mercado de vídeos cresce absurdamente. A lógica é a mesma das redes sociais e pode ser utilizado em conjunto.

3) Blogs: Não monte um blog, mas invista, patrocine um blog que já tem sucesso. Um blog com bom Page Rank pode trazer muitos clientes via SEO para sua loja. Procure preferencialmente blogs no seu segmento e negocie um patrocinio, propaganda. E até proponha a ajudar no conteúdo. Isso dá trabalho mas dá resultado.

O resultado não será imediato, mas será duradouro e muito consistente. É diferente de um link patrocinado onde acabou o saldo acabou  o retorno. O resultado de ações como as citadas acima são muito mais eficientes a médio e longo prazo. Efetivamente é algo trabalhoso, que vai lhe exigir uma dedicação diária.

Fazer o fácil todos estão fazendo, o difícil, o complicado, o trabalhoso são poucos que estão fazendo e tenha certeza que os que estão fazendo as vendas estão satisfatórias.

Por Hildor Schroder / Especialista em e-commerce