Inovar sempre, perder o foco nunca

Trabalho a mais de 10 anos com e-commerce. E posso afirmar com certeza que o e-commerce é hoje um mercado totalmente independente do mercado físico  e muito, mas muito mais dinâmico. Dinâmico no sentido de existirem muito mais soluções, caminhos e possibilidades do que um mercado físico e diariamente surgem novas idéias, novas abordagens, novas possibilidades.

Se estas novas alternativas irão vingar, somente o tempo dirá, porém o lojista e até mesmo o desenvolvedor de plataforma não estiver atento aos novos ventos, o mercado é implacável.

Ficar atento, contudo não se deixar levar por inovações que te levem à uma mudança radical de mais, que faça até mesmo você perder o foco em seus clientes é crucial. Inovar sempre, perder o foco nunca!  

Quando surgir uma nova ferramenta, um novo modismo, tenha cautela. Tente aguardar uma estabilização, se não for possível aguardar, esteja ciente que existem custos por sair na frente, tanto financeiros como riscos de dar um tiro no escuro e até mesmo jogar fora o o investimento por sair na frente.