Google testa botão “comprar” nos resultados de busca

A novidade vai permitir que os usuários comprem produtos sem a necessidade de acessar os sites de venda

Preocupado com o redirecionamento de tráfico no Google Shopping, o Google está estudando adicionar um botão “Comprar” na lista de resultados. A novidade vai permitir que os usuários comprem produtos sem a necessidade de acessar os sites de venda.

O novo botão não significa que a empresa pretende manter estoques de produtos para competir com outros sites, mas sim facilitar o processo de compra. Além dos quesitos técnicos, o Google precisa negociar com os vendedores e, embora muitos tenham gostado da ideia, outros acreditam que isso pode fazer com que eles percam o controle sobre como o produto é apresentado.

O Google Shopping é uma espécie de busca específica do Google, que retorna apenas listas de produtos à venda. O problema, para as empresas, é que o usuário deixa de usar o site, já que encontra o que quer comprar no site de buscas, sem precisar mais clicar no link da loja.

A ação também revela que o Google está preocupado com a Amazon, que possui um serviço semelhante. Dados do site de buscas têm mostrado que os usuários estão deixando de usar o Shopping em favor da concorrente, e o novo botão seria uma forma de reverter essa tendência.

Os botões de compra não são novidade na Internet, e vários sites como Facebook, Tumblr e Twitter já testaram ou implementaram funções semelhantes.