Dicas básicas, fáceis para fidelizar clientes.

Dicas básicas, fáceis para fidelizar clientes.

1. Escreva coisas à mão

Apesar de vivermos na era da tecnologia, uma nota ou cartão escrito à mão (sim, realmente escrito à mão) ainda são maneiras bonitas e significativas de expressar sua gratidão. Esta estratégia provavelmente não vai levar mais do que cinco minutos e o custo de um selo, mas a chance de causar uma impressão positiva e duradoura aos seus clientes, vale a pena o tempo e esforço.

Se você não está acostumado a escrever estes tipos de notas, tente algo como…
“Só queria dizer OBRIGADO por ser um cliente tão maravilhoso. É uma bênção que alguém tão leal e agradável tenha optado por fazer negócios com a minha empresa. Você é o melhor!”

2. Seja Generoso!

Como dono do próprio negócio, você deve pensar sobre os caminhos que podem alavancar bondade e generosidade como vantagem. Que tal entregar pessoalmente um pedido por mês…com um grande sorriso no rosto? Inclua um cartão-presente com pedidos aleatórios. Envie flores de aniversário para um cliente por trimestre. Uma ação por mês pode gerar um feedback muito positivo, ainda mais hoje com as redes sociais estando tão presente. É muito fácil um caso positivo virar um viral a favor de sua empresa.

Seja criativo e atencioso e observe quão rapidamente os clientes casuais se tornam seguidores fieis.

Como exemplo, a Loja Mestre oferece lojas gratuitas para entidades sociais sem fins lucrativos.

3. Diga “olá” para os bons compradores 

Fidelizar clientes é o coração de todo negócio bem sucedido, então, faça o que for preciso para que eles voltem. Uma ideia bacana é oferecer aleatoriamente descontos ou frete grátis na próxima compra. Informe a eles o motivo pelo qual você está fazendo isso:

“Caro INSIRA O NOME
Ao longo dos anos, você tem escolhido continuamente a minha empresa como parceira de negócios e eu estou verdadeiramente grato por ter alguém como você ao meu lado. Por isso, eu gostaria de oferecer frete grátis na sua próxima compra. Por favor, use o código BESTCUSTOMER para desfrutar da cortesia.

OBRIGADO mais uma vez pelo apoio.
SEU NOME”

Na plataforma Loja Mestre, você tem um relatório com os melhores compradores. Utilize-o.

4. Seja Social

Como empreendedor, você tende a fazer negócios com outras lojas o tempo tempo. Você almoça no restaurante local, conserta o carro numa oficina do bairro, compra flores na floricultura da região, compra mantimentos numa mercearia próxima. Etc, etc.

Se você admira seus negócios, conte às pessoas sua experiência através das redes sociais. Se as outras empresas têm uma fan page, deixe um comentário bacana lá na página deles. Tweet sobre seus negócios e inclua um link em suas contas no Twitter. Poste uma foto no Instagram com o link para a conta do Instagram deles. Inclua um depoimento na página do Linkedin deles.

Ao mesmo tempo que o objetivo principal é fortalecer seus negócios, você está, na verdade construindo sua própria reputação ao mesmo tempo que simplesmente diz algo agradável. Lembre-se, qualquer pessoa que leia seu post sobre seus negócios também está lendo sobre o seu negócio. Este é um cenário win-win (todos ganham)!

5. Ouça com atenção

Mesmo que você seja dono de seu negócio, dê atenção a seus clientes. Converse com eles, tente obter um feedback. Feedback é muitas vezes de graça. Então ouça com atenção e tente melhorar os pontos que sejam negativos.  Obviamente você deve filtrar os feedbacks, nem todos são úteis, mas muitas vezes você consegue absorver muitas ideias.