Análise sobre a taxa média de conversão do e-commerce brasileiro

A taxa média de conversão do e-commerce brasileiro é 1.65%. Este dado é de 2014 e foi apontado por várias pesquisas diferentes com pequenas variações. Esta taxa cresceu nos últimos dois anos porém é considerada no geral muito baixa, principalmente se comparada com lojas americanas.

Existem alguns pontos que influenciam muito nesta diferença drástica se comparado com e-commerce americano, diferenças culturais, diferenças tecnológicas e até mesmo de hábito.

O fato é que temos muito amadorismo e muitos lojistas picaretas que não levam o e-commerce tão a sério quanto deveriam.
Não respeitam prazos, não se importam com a loja virtual como deveriam, talvez até pelo fato de o consumidor não estar presente. Porém cliente é cliente independente se ele está na sua frente ou não. E essa malandragem e centenas de milhares de histórias de problemas com compras de e-comemrce espalhadas pelo Brasil inteiro geram desconfiança nos consumidores, tornando as lojas virtuais muito mais utilizadas para vitrine, consultas do que a compra propriamente.

E neste aspecto todo que é também algo cultural do brasileiro, por exemplo os norte americanos já estão muito a nossa frente, isso é indiscutível. A seriedade que eles tem em tudo que é comércio é muito diferente da nossa.

Voltando ao número da taxa de conversão, para ser mais claro, para quem não entendeu. A cada 100 visitas, 1.6 se tornam em venda na loja. Quanto maior a taxa de conversão melhor. Obviamente existem casos e casos, esta taxa é média. Lojas de nicho, lojas segmentadas possuem um taxa de conversão muito melhor. Temos casos de clientes na Loja Mestre que possuem taxas de conversão de 20%, ou seja a cada 5 visitas uma compra. E isso é fantástico, mas só é possível em lojas de nicho, segmentadas que possuem um mercado muito segmentado e público alvo específico.

Um ponto que deve ser analisado constantemente e relacionado diretamente com a divulgação que é feita da loja virtual é a taxa de rejeição do site. Se você está atraindo muitos visitantes para sua loja, porém a taxa de rejeição é alta, é porque você não está atingindo o público alvo adequado e sua loja não está atraente ao seu consumidor. Esta taxa de rejeição junto com o tempo médio no site, refletem diretamente na taxa de conversão.

Todos sabemos que o custo de atrair novos consumidores para sua loja virtual é alto. Dependendo do segmento podemos afirmar que atrair um cliente novo para sua loja pode custo em média R$ 0,23. E alguns segmentos este valor para dobrar facilmente. Conseguir converter o maior número de visitantes possível é uma questão de custos e não só de faturamento.

Para conseguir melhorar a taxa de conversão é importante se atentar para os seguintes pontos:
1) Aparência do site (a loja precisa ser organizada, limpa e atraente. Precisa passar confiança, seriedade e credibilidade)
2) Divulgação correta / tráfego qualificado (você precisa divulgar para as pessoas corretas seu produto)
3) Preços e formas de pagamento (você precisa ter condições comerciais adequadas)

Se conseguir atender estes três pontos, sua taxa de conversão aumenta com certeza. Inclusive faço uma observação, muito se fala que o checkout precisa ser assim ou assado. Isso é uma moda inventada por alguns sistemas, o fato é que o formato do checkout tem importância de menos de 4% no processo de decisão de compra. Existem fatores como os 3 acima que são muito mais importantes e que juntos representam praticamente 50% da importância na conversão.

Espero que as dicas lhe auxiliem na melhora de sua taxa de conversão.

Por Hildor Schroder (CEO Loja Mestre)