Alugar ou comprar e-commerce???

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Para quem está iniciando uma loja virtual, iniciando um e-commerce realmente essa é uma dúvida cruel. Porém tentarei ser o mais isento possível para poder auxiliar quem está iniciando.

Existem vários fatores essenciais que influenciam diretamente nesta decisão. Não é uma decisão simples, de forma algum. É uma decisão que influenciará muito no processo de evolução da loja virtual e também do sucesso da loja virtual.

Se você está pendendo a montar a sua própria loja virtual com algum sistema open source, me responda:

1) Você entende ou tem uma pessoa que entenda de informática, de internet, de hospedagem ?

2) Você ou alguém da sua equipe tem tempo disponível para administrar o TI da loja virtual ?

Muitas das questões de instalação e setup da loja virtual, podem ser resolvidas facilmente se contratando uma agência para realizar o serviço. Isso é muito comum nos dias de hoje. Sistemas como magento, opencart, prestashop e até mesmo as gambiarras de WordPress e Joomla convertidos em e-commerce …

Para clarear um pouco mais oque é necessário para se ter uma loja virtual minimamente funcional:

1) Hospedagem profissional para seu domínio (provedor que irá hospedar sua loja virtual)

2) IP fixo para usa hospedagem / domínio (necessário para o certificado ssl)

3) Certificado SSL 256 bits (necessidade básica para segurança)

4) Sistema de e-commerce (existem vários gratuitos, já citados acima)

5) Integração com formas de pagamento (a grande maioria dos sistemas open source não são nacionais, logo é preciso torná-lo nacional, e instalar as formas de pagamento nacionais)

6) Integração com formas de entrega / envio (idem a informação acima)

7) Configuração de Layout

8) Cadastro de produtos

9) Integração de formas de divulgação nacionais (XML para comparadores de preço principalmente)

10) Backups (rotina de backup e testes do backup)

Estes são os itens básicos que devem ser considerados para se iniciar uma loja virtual.  Tudo isso deve ser analisado ANTES de se começar uma loja e não depois.

Analise os custos de todos os itens. Analise o tempo dedicado para itens como Backup. Faça um levantamento sério.  Muitos dos pontos acima, quando se contrata uma agência, serão administrados e plenamente resolvidos pela agência.  Pelo meu conhecimento de mercado, sei que uma agência entrega uma loja com praticamente todos os pontos acima atendidos por valores médios de R$ 7.000,00. Normalmente sem cadastro de produtos e sem qualquer divulgação.

Contudo existem outros pontos relevantes depois que a loja é iniciada, e está em operação. São as atualizações do sistema. Ponto crítico que é SEMPRE ignorado, ou propositadamente ocultado pelas agências. É de extrema importância manter a plataforma de e-commerce atualizada, por três motivos:

1) Segurança: corrige-se bugs e falhas de segurança

2) compatibilidade com recursos externos: integrações com formas de pagamento e cálculos de frete como exemplo

3) novas tecnologias e tendências: instalação de novos recursos e funcionalidades.

Nada disso é relevante.Nada.  Pois o custo para aplicar estas atualizações “por fora” é absurdo, as agências ou quem for se aproveitam da sua situação de refém e cobram valores exorbitantes para realizar as atualizações.

Estes são alguns pontos que você deve se atentar antes de abrir um e-commerce, com um sistema próprio, ou por conta. É uma ilusão o fato de que não existem custos fora a hospedagem.  Pelo menus eu entendo que tempo é dinheiro. Tempo que você irá gastar para cuidar dos diversos pontos pessoalmente é tempo que poderia ser investido em algo mais produtivo.

Compare isso tudo acima com o valor de um aluguel de loja.  Some os dois e compare. Se você tem poucos produtos (até 2000 produtos) eu de imediato lhe adianto não vale a pena comprar uma loja. Alugar sai mais barato. Faça as contas comigo:

Vamos imaginar um cenário de 18 meses:

Hospedagem Profissional com IP fixo:  Custo mensal R$ 45,00 x 18 meses = R$ 810,00

Certifcado SSL custo anual : R$ 200,00 (divido por mês e x 18 meses) = R$ 300,00

Serviço de Agência (instalação + Layout) chutando baixo = R$ 5.000,00

Não estou contando nada de backup e atualizações, isso seria um custo variável que você ainda irá ter.

Total = R$ 6.110,00

 

Se você alugar uma loja virtual com a Loja Mestre no plano CP 300 por 18 meses o seu custo será: R$  3.222,00

Se você contratar layout exclusivo (o que não é obrigatório pois são oferecidos vários layouts gratuitos),  custo médio R$ 2.000,00

Você ainda tem incluído atualização e backups.

Total = R$ 5.222,00

Reparem que calculei o prazo de 18 meses. Este prazo é o prazo onde sua loja open source estaria totalmente desatualizada tecnologicamente e deixaria de ser funcional sem as devidas atualizações.  Eu já ouvi falar que a loja sendo minha, é meu pratrimônio, se torna um ativo. Porém em se tratando de tecnologia, ocorre a desvalorização muito rápida.

Acredito que é possível fazer este exercício de diversas formas. Faça contas e analise o que é melhor para sua empresa. Para sua situação.