6 livros essenciais para futuros gerentes de e-commerce

As experiências do dia-a-dia de uma loja virtual, sem dúvida, ensinam o que é preciso, mas esse processo pode ser longo demais. Por isso livros, principalmente aqueles que trabalham com exemplos reais, são uma forma de acelerar esse aprendizado.

Listamos livros que deveriam ser obrigatórios para todos que querem se tornar gerentes de e-commerce no futuro. O ideal seria lê-los antes que começar a tocar o negócio, mas se isso não for possível – e na maioria das vezes não é – a leitura pode propiciar um redirecionamento crucial para que seu e-commerce entre na rota certa, a rota do crescimento. Confira a lista:

zappos-delivering-happinessSatisfação Garantida – No Caminho do Lucro e da Paixão

Título original: Delivering Happiness: A Path to Profits, Passion, and Purpose
Autor: Tony Hsieh
O livro Satisfação Garantida conta a história de Tony Hsieh, fundador e atual CEO da Zappos. O livro fala da infância de Tony e seus primeiros projetos para fazer algum dinheiro, e detalha a criação e venda da LinkExchange para a Microsoft. Entretanto, a maior parte do livro é destinada à contar sobre a criação e desafios enfrentados na Zappos, um e-commerce de tênis que foi comprado por US$1,2 bilhões pela Amazon.

O livro é bastante inspirador e conta o dia-a-dia difícil que muitos gerentes de e-commerce vivem e os constantes desafios que enfrenta. Um dos destaques do livro são os trechos em que Tony conta o propósito da Zappos e por que decidiram investir tanto em um bom atendimento (principal diferencial da Zappos). Com certeza é um livro recomendado para todos que estão batalhando para criar um e-commerce e querem uma boa dose de inspiração.

 

jack-welch-paixao-por-vencerPaixão por vencer – A Bíblia do Sucesso

Título original: Winning
Autor: Jack Welch e Suzy Welch.
O livro Paixão por vencer é um livro direto. Sem meias palavras, Jack Welch conta sua experiência como CEO da General Eletric – GE. Ele dá lições sobre como lidar com crises, arriscar e errar menos em investimentos. Ao ler o livro, você perceberá que errar faz parte do processo, mas existem formas de minimizar as chances disso ocorrer.

O livro compartilha lições sobre como contratar, promover e demitir uma pessoa. Todas as “lições” são baseadas em exemplos vividos por Welch ou pessoas próximas. Um livro essencial para quem pretende desenvolver um negócio com grandes aspirações e espera ter para isso uma equipe capaz. Grandes empresas se utilizam dos métodos destacados em Paixão por vencer para gerenciar seus times e desenvolver líderes.

 

jim-collins-empresas-feitas-para-vencerEmpresas Feitas Para Vencer

Título original: Good to Great
Autor: Jim Collins
Jim Collins e sua equipe conseguiram identificar o perfil de empresas que alcançam a excelência e a sustentam de maneira duradoura. O autor, que é pesquisador e professor em Stanford e já atuou no ramo de tecnologia, apresenta as características que fazem uma empresa dar certo e as que fazem as empresas naufragarem. Com as lições apresentadas nesse livro será possível melhorar resultados de sua empresa e loja virtual. E os resultados apresentados no livro são baseados em pesquisas sérias com relevância estatística, o que torna o livro interessante também para aqueles gestores ligados em métricas.

Ao final da leitura se constata que hoje estamos contentes com o bom, sendo que com um esforço maior mos chegar na excelência e atingir resultados jamais esperados. Trata-se de uma fonte de pesquisa que deve ser consultada antes, durante e depois da implantação de um projeto online ou offline.

 

jim-collins-vencedoras-por-opcaoVencedoras por opção

Título original: Great by Choice
Autor: Jim Collins e Morten T. Hansen
Mais um título de Jim Collins, só que esse livro foi feito em conjunto com Morten T.Hansen. Foram analisadas empresas dos mais diversos setores que conseguiram prosperar, mesmo passando por turbulentos momentos de crise econômica. Ele utiliza as lições colhidas em nove anos analisando essas empresas para dar lições para que outros empresários também consigam enxergar nos momentos de crise uma chance de alavancar seus negócios. Ele também mostra com a empresa deve aproveitar as marés a favor para se estruturar e montar uma base que propicie mais crescimento a médio e longo prazo.

 

estrategia-oceano-azulA Estratégia do Oceano Azul

Título original: Blue Ocean Strategy
Autor: W.Chan Kim e Renée Mauborgne
O livro fala de algo que acontece comumente em todos os setores: como crescer encarando a concorrência. Mais precisamente, ele lista as ações para não entrar nessa luta ferrenha pelo cliente, o chamado oceano vermelho, onde todas as empresas entram e brigam entre si para conquistar um espaço. Segundo os autores, o caminho deve ser outro. O de buscar o oceano azul, entrando num mercado que ainda permanece inexplorado, e que irá propiciar uma chance de crescimento sustentável sem sofrer ataques de concorrentes diretos. Antes de abrir um negócio, leia esse livro, que vai mudar o rumo das suas ações.

 

amazon-the-everything-storeAmazon: A Loja de Tudo

Título original: The Everything Store: Jeff Bezos and the Age of Amazon
Autor: Brad Stone
Amazon: A Loja de Tudo é um livro essencial para todo futuro gerente de e-commerce! Conta a história de Jeff Bezos e da Amazon, ilustrando e desconstruindo a maneira de Jeff. O livro mostra o lado obsessivo de Bezos e sua megalomania incontrolável, sempre exigindo o máximo de seus colaboradores e sempre querendo ser a loja que vende tudo. Esse livro é muito recomendado para que você, futuro gerente de e-commerce, entenda como o CEO de um dos maiores e-commerces do mundo pensava e tomava decisões estratégicas.

O que achou dos livros da lista? Já os leu? Quais outros recomendaria?

 

Co-autoria de Anderson Cruz