​Tendências e modinhas do e-commerce

A internet sempre foi um ponto de ebulição de ideias e já há algum tempo estamos na moda de StartUps. Então surgem quase que diariamente projetos, ideias (muitas nem tão novas assim) e muita gente querendo empurrar algum produto / serviço novo.
Ideias boas, ideias mirabolantes, ideias utópicas, ideias sustentáveis e não sustentáveis, enfim tem para todos os gostos.
Nós que somos plataformas e desenvolvedores de e-commerce muitas vezes sofremos com tantas “novidades” e temos que aprender a filtrar o que é sério, o que tem futuro e principalmente o que tem uso real e prático. Muitas vezes os clientes não entendem que a teoria a ideia é muito legal e bonita, mas na prática o custo de aplicação e integração de uma ideia é mais cara que o seu benefício.
Nesses dias recebi um e-mail, uma empresa de logística, oferendo serviços de logística (estocagem + frete) para PME. Ai eu te pergunto, qual empresa PME tem condições de ter estoque que justifique contratar um serviço de estocagem? Sério 50% dos meus clientes são PMEs. Muitas vezes 70% do estoque deles é o estoque do distribuidor, tendo em estoque próprio somente o que tem mais giro.
E isso é só um exemplo do que tem ocorrido.
São muitas ideias, são muitos serviços que aparecem. E tentam vender a ideia de que a sua ideia é a nova tendência. Temos vários exemplos, como marketplace, recuperação de carrinho abandonado, clubes de assinatura, e o mais emblemático de todos, os sites de cupom de desconto (Grupon, PeixeUrbano, etc…).
Sempre existirão novas ideias e pessoas fazendo enorme esforço para vender suas ideias, algumas terão sucesso e outras não. O mercado é assim. O problema é que tem uma serie necessidades que o lojista virtual jamais pode esquecer e deve sempre estar melhorando, e neste sentido é que ele deve focar a maior parte de seus esforços.
O que nunca sai de moda, e o que sempre será tendência se chama qualidade e o básico:
1) plataforma confiável, fácil, bonita e intuitiva
2) Produtos com preços bons e descrição detalhada
3) Atendimento prestativo, seja por email, atendimento online
4) Pós- venda (Entrega pontual, comunicação com cliente).
5) Divulgação constante
Estes cinco pontos acima nunca sairão de moda e sempre serão tendência!